sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Psicologia de Grupo e Análise do Ego

Esse texto do Freud trás várias contribuições para a copreensão dos movimentos de massa.
A equipe ficou reponsável para, juntamente com a professora, mediar a dicussão em sala dos seguintes pontos: a introdução do capítulo, a Descrição de Lebon da Mente Grupal, Outras descrição da vida mental coletiva e Sugestão e Libido.
Na introdução, Freud começa explanando a cerca da Psicologia Individual e da Psicologia Grupal. Ele ressalta que, apesar da existência de uma Psicologia Individual ser possível ela, dificilmente, poderá desconsiderar a relação de um indivpiduo com outros. E, també, que estas relações são tomadas como fatos sociais. Freude apresenta o conceito de instinto social, o qual não é inato ao indivíduo, mas construído dentro do contxto no qual este encontra-se inserido.
No capítulo A Descrição Sobre a Mente Grupal, Freud aponta as idéias de Lebon sobre grupos. Lebon levantou a seguinte questão: o que é um grupo? E a partir dela apontou várias peculiaridades dos mesmos, segundo sua visão, para tentar responder a esta questão. Dentre elas, podemos citar como características pertencentes a um grupo: num grupo os ddotes particulares do indivíduo apagam-se, o que é heterogênio submerge no que é hogênio, os indivíduos sentem-se invencíveis e ocorre a perda do senso de responsabilidade nos mesmos, um grupo é impossível, mutável e irritável, exige dos seus heróis força e violência, possui um respeito ilimitado pela tradição, e muitas outras características.
Le Bin também enfatiza o “poder mágico das palavras” e da influência e poder que um líder assume dentro de um grupo, assim como sua indispensável presença para a manutenção do grupo.
O texto de Freud cita Le Bond e sua contribuição sobre noções do inconsciente.
Prosseguindo,Le Bond vai dizer que as coletividades são capazes de uma alto grau de desprendimento e devoção.
O texto faz diferença entre os tipos de grupo social.Um é de caráter mais efêmero e sem uma organização bem delineada ( o que Mcdougall chamará de multidão) e o outro já possui características mais estáveis.Como exemplo ,temos as instituições como o exército e a igreja.
Os pontos em comum nos dois são:Algo em comum como objeto,algo em comum uns com ou outros e uma inclinação emocional, o que garantirá um maior sucesso da homogeneidade mental e que despertarão as paixões desmedidas.Isso poderá resultar em um declíneo do senso de responsabilidade e de crítica .
Mcdougall vai propor condições para que a haja o progresso da vida mental coletiva, já que o grupo social é algo que faz aflorar a brutalidade.
A primeira é que exista continuidade do grupo de forma material ( pessoas participando) e formal (idéias)
A segunda condição é que cada membro saiba suas posições e funcionalidades dentro do grupo e que isso gere uma carga afetiva.
A terceira condição diz que o grupo deve ser em interação com outros.
A quarta condição é que o grupo possua tradições e hábitos em suas relações
Por fim, a quinta condição vai dizer que deve haver um estrutura definida das funções dos componentes do grupo.
Le Bond vai dizer que o grupo é instintivamente obediente a um líder.O líder possui “prestígio” suficiente para causar uma espécie de sedução hipnótica.Ele pode ser artificial ou pessoal..E Freud vai dizer que o prestigio evoca a sugestão.
Prosseguindo, Freud vai buscar uma explicação mais psicológica para as alterações mentais em um grupo e para isso vai recorrer ao termo libido no sentido do amor sexual, que é impulsivo.É ela ( libido) que vai amalgamar os laços afetivos que constituem a essência da mente grupal

2 comentários:

Pod papo - Pod música disse...

Eu conheço um grupo que é o grupo de alcoolicos anônimos e esse grupo não tem líderes e funciona muito bem, todo mundo se respeita e todos encontram forças uns nos outros e o mais interessante é que cada um pensa como quiser! Eu acho que a igreja não funciona em função de um líder, todos são orientados por Deus à estarem ali!

Beijinhos!

Aggie disse...

oiii.. eu "moro" no montese, perto do EXTRA montese.. e vc?